top of page
FSK-8.png

Mestres

KANGA SAKUGAWA

Kanga Sakugawa, nasceu em Akata, Shuri, Ryukyu. O ano de seu nascimento apresenta muitas discrepâncias, dependendo da fonte, e é situada entre os anos 1733, 1762 ou 1782.

 

Consta que Kanga Sakugawa tenha aprendido ao longo de sua vida marcial o Te, o Tode, o Qi-gong e o Ryukyu Kobujutsu. Embora sua experiência marcial seja vasta, sabe-se somente o nome de dois de seus mestres: Peichin Takahara e Gong Xiang Jun (Kushanku).

 

Ao longo de sua vida, Kanga Sakugawa obteve os títulos (de nobreza) Satunushi, Chikudun Peichin e o apelido Tode Sakugawa devido suas habilidades dentro das artes marciais chinesas (Tode era o nome dado em Okinawa para o Quan-fa [Kenpo] chinês). Para os historiadores, Kanga Sakugawa é o “Pai do Karate de Okinawa”.

 

Algumas das principais contribuições deste mestre para o Karatedo e o Kobudo foram os Kata Kushanku, Sakugawa no kon, bem como a introdução, em Okinawa, dos preceitos conhecidos como Dojokun.

 

Seus principais discípulos foram Sokon Matsumura, Chokun Makabe, Matsumoto e Okuda.

 

Da mesma forma que não há precisão na sua data de nascimento, seu falecimento é apontado como sendo em 1815, 1837 ou 1843.

 

Dos nomes que figuram entre os discípulos de Kanga Sakugawa, é Sokon Matsumura que irá entrar para a história do Karatedo como um dos principais precursores da arte.

 

 

SOKON MATSUMURA

 

Sokon Matsumura nasceu em Yamagawa, Shuri, Ryukyu, Sua data de nascimento é tida como 1797, 1798, 1800 ou 1809.

 

Ostentador dos títulos Bushi e Satunushi, é considerado o “Pai do Shorinryu”.

 

Além de Kanga Sakugawa, também teve como professores os mestres Annan, Channan e Wei-bo (Iwah).

Durante sua vida praticou Te, Tode, Quan-fa (Kenpo), Jigenryu Kenjutsu (antigo nome do Kendō) e Ryukyu Kobujutsu.

 

Suas contribuições para o Karatedo são diversas, entre elas os Kata Kushanku, Naihanchi, Bassai, Seisan, Chinto, Gojushi-ho e Channan (hoje conhecidos como Pin’an ou Heian).

 

Seus discípulos foram numerosos e entre eles encontramos nomes como Anko Itosu, Anko Asato, Kentsu Yabu, Choyu Motobu, Choki Motobu, Chotoku Kyan, Chobu Kyan, Yoshitada Kuwae e Nabiitanme.

 

1890, 1892, 1896, 1899 ou 1901 são apontados como possíveis anos para o seu falecimento, dependendo da fonte consultada.

 

 

ANKO ITOSU

 

Anko Itosu ou Yasutsune Itosu, dependendo da forma de leitura utilizada para os Kanji que compõem o nome deste mestre, nasceu em Yamagawa, Shuri, Ryukyu, entre os anos de 1830, 1831 e 1832.

 

Anko Itosu foi Secretário do Rei de Ryukyu e é considerado um dos “Precursores do Shorinryu”.

 

Seus principais mestres foram Sokon Matsumura, Gusukuma, Nagahama e Yasuri.

 

Praticou, basicamente, Te, Tode e Jigenryu Ken-jutsu.

 

Anko Itosu foi um dos modernizadores da arte e um dos maiores colaboradores do Karatedo moderno.

 

Foi o introdutor do Karate (Tode) no sistema escolar, foi o escritor do Tode Jukun (Os 10 preceitos do Tode), foi o criador dos Kata Pin’an (Heian), foi o criador das divisões do Kata Naihanchi em Shodan, Nidan e Sandan, criou as versões Shiho, Dai e Sho para o Kata Kushanku, criou as versões Dai e Sho para o Kata Bassai, e, além disso, criou as versões Shodan, Nidan e Sandan para o Kata Rohai.

 

Entre seus discípulos figuram Gichin Funakoshi, Kentsū Yabu, Chomo Hanashiro, Ken’yu Kudeken, Choyu Motobu, Choki Motobu, Choshin Chibana, Kenwa Mabuni, Kanken Toyama e Chojo Oshiro.

 

O falecimento de Anko Itosu aconteceu em 1915 ou 1916, as fontes não apresentam exatidão de datas.

 

 

SEISHO ARAGAKI

 

Seisho Aragaki, também conhecido como Aragaki Maya, Aragaki O e Aragaki Kamadeunchu, é outro personagem da história do Karate (Tode) de Okinawa muito difícil de rastrear suas origens. Seisho Aragaki foi discípulo de Waishinzan e conhecimentos vinham diretamente da China.

 

Nascido em 1840, em Kumemura, Ryukyu (Okinawa), ostentava o título de Chikudun Peichin.

 

Sabe-se que praticou Quan-fa (Kenpo) e Ryukyu Kobujutsu.

 

Fez importantes contribuições para o Karatedo e o Kobudo, criando os Kata Unshu, Sochin, Niseishi, Kata Aragaki no kon e Kata Aragaki no sai.

 

Teve numerosos discípulos, entre os quais se destacam Kenwa Mabuni, Tsuyoshi Chitose, Gichin Funakoshi, Kanbun Uechi, Kanken Toyama e Kanryo Higaonna.

 

Seu falecimento aconteceu em 1918.

 

 

KANRYO HIGAONNA

 

Kanryo Higaonna surge como uma figura isolada na genealogia do Karate (Tode) de Okinawa. Inicialmente discípulo de Seisho Aragaki, parte para a China, onde permanece por um longo período, e passa a treinar o Quan-fa (Kenpo) diretamente com o mestre Ryuryu-ko.

 

Conhecido como Kensei, Kanryo Higaonna nasceu em Naha, Ryukyu (Okinawa), em 10 de Março de 1853.

Entre as suas contribuições está um resgate do Quan-fa (Kenpo) chinês e a criação do Kata Sanchin.

 

Entre seus discípulos estão Chojun Miyagi, Kenwa Mabuni, Shigehatsu Kyoda, Koki Shiroma e Kanken Toyama.

 

Kanryo Higaonna faleceu em 1915.

 

 

GICHIN FUNAKOSHI

 

Considerado pelos praticantes de Shotokan como o “Pai do Karate Moderno”, Gichin Funakoshi possuía o título “Renshi”, concedido pela Dai Nippon Butokukai, e nasceu em Shuri, Ryukyu (Okinawa), em 10 de Novembro de 1868.

 

Seus principais professores foram Anko Itosu e Anko Asato, com os quais praticou Te, Tode, Judo, Ryukyu Kobujutsu (Okinawa Kobudo).

 

Suas contribuições foram diversas, das quais podemos citar: a elaboração do programa pedagógico de Tode nas escolas de Okinawa, a elaboração da primeira exibição pública do Tode em Okinawa, a elaboração da primeira exibição pública do Tode fora de Okinawa, a fundação da Shobukai, a criação do primeiro Karategi, a introdução do Tode no Japão, a publicação do primeiro artigo sobre Tode fora de Okinawa, a adaptação do sistema Kyu/Dan do Judo dentro Karate, a colaboração na obra de Genwa Nakasone, a alteração do nome da arte para Karatedo, a elaboração do Nijukun, a inspiração para a fundação do estilo Shotokan, e foi professor de Karatedo em diversas universidades do Japão.

 

Suas obras literárias foram: Ryukyu Kenpo Karate, Rentan Goshin Karate-jutsu, Karatedo Kyohan. Alguns de seus livros possuem tradução no ocidente, entre eles: Karatedo Kyohan (The Master Text), The Twenty Guiding Principles of Karate: The Spiritual Legacy of the Master, Karatedo: My Way of Life, Karatedo Nyumon: The Master Introductory Text, Karate Jutsu: The Original Teachings of Master Funakoshi.

 

Entre seus discípulos figuram: Hironori Otsuka, Gigo Funakoshi, Isao Obata, Shigeru Egami, Teruyuki Okazaki, Tetsuhiko Asai, Masatoshi Nakayama, Yasuhiro Konishi, Hidetaka Nishiyama, Tsutomu Ohshima, Taiji Kase, Mitsusuke Harada, Hirokazu Kanazawa.

 

Gichin Funakoshi morreu em 26 de Abril de 1957.

 

 

CHOJUN MIYAGI

 

Nascido “Matsu Miyagi”, recebeu os títulos “Kyoshi” (Dai Nippon Butokukai) e Excelência em Artes Marciais, Chojun Miyagi nasceu em 25 de Abril de 1888, Naha, Okinawa.

 

Foi aluno de Kanryo Higaonna e Ryuko Aragaki, com quem praticou Te, Tode e Quan-fa (Kenpo).

 

Suas contribuições para a arte foram: a criação da Ryukyu Tode Kenkyu-kai, a divulgação do Tode no Japão, a criação dos Kata Tensho, Gekisai dai-ichi, Gekisai dai-ni e dos Junbi-undo, a fundação do Gojuryu e ter sido professor de Karatedo em diversas universidades do Japão.

 

Suas principais obras foram: Karate-jutsu Gaisetsu, Ryukyu Kenpo Karate Enkaku Gaiyo, The Meeting of Okinawan Karate Masters (appendix of "Karatedo Dai Hokan), "Breathing In and Breathing Out in accordance with Go and Ju (published in "Bunka Okinawa" Vol.3 No.6).

 

Seus principais discípulos foram Gogen Yamaguchi, Seiko Higa, Seikichi Toguchi, Tatsuo Shimabuku, Ei'ichi Miyazato, Meitoku Yagi.

 

Em 8 de Outubro de 1953 faleceu.

 

 

KENWA MABUNI

 

Reconhecido como “Renshi” pela Dai Nippon Butokukai, Kenwa Mabuni nasceu em 14 de Novembro de 1889, em Shuri, Okinawa.

 

Foi discípulo de Zeihaku Matayoshi, Anko Itosu, Kanryo Higaonna, Shinbuku Tawada, Sakumoto, Jino Sueyoshi, Seiko Fujita, Seisho Aragaki, Wu Xiang Gui (Gogenki), Tang Daiji (Tō Daiki), Morihei Ueshiba e Chomo Hanashiro.

 

Com os quais aprendeu Te, Tode, Quan-fa (Kenpo), Judo, Kendo, Sai-jutsu, Bo-jutsu, Ninjutsu, Ryokan Budo e Aikido.

 

Kenwa Mabuni durante sua vida fez várias contribuições para a arte, entre elas: a Ryukyu Tode Kenkyu-kai, o Hokei-kumite, o Tenshin-happo e o Hiji-ate goho, a Dai Nippon Karatedo Kai, a Nippon Karatedo Kai; os Kata Shinpa, Shinsei, Aoyanagi (Aoyagi), Shiho Kosokun (Shiho Koshokun) Matsukaze, Juroku, Myosho (Myojo), Kensho e Kenshu; a Yoshukan e o Shitoryu; participação nas obras de Yasuhiro Konishi e Genwa Nakasone; aportes de Kata no estilo Shotokan e foi professor de Karatedo em diversas universidades do Japão.

 

Escreveu os livros Kobu Kenpo Karatedo nyumon, Kobu juzai goshin-jutsu karate Kenpo, Seipai no kenkyu goshin-jutsu hiden karate Kenpo, Kobu juzai karate Kenpo seipai no kenkyu e Yoshi goshin-jutsu.

 

Seus principais discípulos foram Ken’ei Mabuni, Kenzo Mabuni, Ryusho Sakagami, Kosei Kuniba, Manzo Iwata, Chojiro Tani, Masami Watanabe, Ryusei Tomoyori, Kanei Uechi, Shinken Taira.

 

Faleceu em 23 de Maio de 1952.

 

 

HIRONORI OTSUKA

 

“Renshi”, “Kyoshi”, “Shuseki”, “Shodai Karatedo Meijin Judan” e merecedor de Honra ao Mérito, Hironori Otsuka nasceu em 1 de Junho de 1892, em Shimodate, Ibaraki, Japão.

 

Estudou artes marciais com Shinzaburo Nakayama Gichin Funakoshi, Kenwa Mabuni, Choki Motobu e Morihei Ueshiba.

 

Ao longo de sua vida praticou Tode, Shindo Yoshinryu Jujutsu, Shotokan Karatedo, Aikido e Kobudo.

 

Entre suas contribuições estão a Dai Nihon Karatedo Shinko-kan, a colaboração na obra de Genwa Nakasone e a fundação do Wadoryu.

 

Seus livros publicados são Karatedo Volume 1 (Kata), Karatedo Volume 2 (Kumite).

 

Entre seus principais discípulos estão Hironori Otsuka II e Tatsuo Suzuki, entre outros.

 

Faleceu em 29 de Janeiro de 1982.

bottom of page