No último sábado, dia 22 de julho de 2017, ocorreu nas dependências do CETE, o "I Curso de Kobudo FSK".
O evento foi uma parceria da Associação Gaúcha de Karatedo Shitoryu, AGKS, e da Federação Sul Rio-grandense de Karate, FSK.
As atividades começaram por volta das 14:30 com o resumo da história do Kobudo, as armas mais utilizadas.
Logo após passou-se a prática de exercícios básicos, em uma sequência chamada "Dai-ichi Kiso no bo", bem como a prática de "Kumi-bo" (simulação da aplicação dos movimentos praticados nos exercícios básicos).
Após um breve intervalo, houve uma apresentação de Kata das diversas armas: Bo, Sai, Tonfa, Kama e Nunchaku, realizada pelo Sensei Denis Andretta e pelo Senpai Rafael Ilhescas. Embora não fosse o tema do curso, o Sensei Denis Andretta também apresentou alguns Kata de Muso Jikiden Eishin-ryu de Iaido.
Encerrada as apresentações, foi iniciada a prática do Kata, de Bo-jutsu, Ufugusuku no kon. Que foi seguida pela demonstração do Bunkai das técnicas.
Antes do encerramento das atividades, os participantes reuniram-se para uma breve avaliação do que havia sido praticado. A importância da prática marcial que funcione como defesa pessoal foi enfatizada. Da mesma, forma a manifestação da necessidade de encontros periódicos para fixação, aprendizado e evolução das técnicas trabalhadas.
Questionado sobre o curso o Sensei Denis Andretta declarou:
"Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul por ceder o Ginásio do CETE para a realização do evento. Da mesma forma, um profundo agradecimento a Federação Sul Rio-grandense de Karate, na figura de seu Presidente, Marco Rocha, que me ajudou desde o início e por todo o processo para que o curso fosse divulgado e realizado. Por último, mas não menos importante, agradeço aos meus alunos e amigos Rafael Ilhescas, Cristiane Costa e a minha esposa, Adriana Santos, pelo suporte antes, durante e depois do curso. Fiquei feliz com o evento. Mais de trinta participantes com muita vontade e interesse. Gostaria de agradecer a presença de todos, espero ter conseguido colaborar para a ampliação do conhecimento de todos. Se tudo der certo, conforme o que foi conversado, talvez consigamos realizar uma nova edição no mês de Outubro" (ANDRETTA, Denis)